quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Rosa estava fazendo uma sobremesa. Tinha todo o material em casa, exceto a farinha de trigo.Indo ao mercado, haviam 3 marcas disponíveis: A, B e C. A marca A custava R$4,00. A marca B, R$3,50, enquanto a marca C custava R$3,00. A marca A estava em promoção: '15% de desconto a partir de 3 kg'. A marca B também estava em promoção: '10% de desconto a partir de 2kg', e a marca C não estava em promoção.Visto que Rosa precisava de 3kg de farinha de trigo e tinha apenas R$10,00 no bolso, que marca seria mais vantajosa, economicamente falando?

R.: A marca C.

Por que a marca A: 4x3=12
12:100=0,12
0,12x15=1,80
12-1,80= R$10,20
Já a marca B: 3x3,5=10,50
10,50:100=0,105
0,105x10=1,05
10,50-1,05= R$9,45

Enquanto a marca C: 3x3=R$9,00

A marcar C seria mais vantajosa para Rosa, uma vez que daria para comprar o tanto que ela necessitaria e sobraria mais dinheiro de troco, em relação à marca B.

3 comentários:

  1. essa situação problema força a aluno a analisar a situação para a melhor escolha, só poderia constar dados irrelevantes para ficar mais completo.

    ResponderExcluir
  2. otima questao onde a analise entre preços e tambem a porcentagem influencia no raciocinio do aluno para uma ótima escolha.. .

    ResponderExcluir
  3. muito interessante nesta questão é o seu tema, que é rotineiro e facilmente reconhecido pelo aluno, proporcionando-lhe uma motivação maior na resolução do mesmo.

    ResponderExcluir