terça-feira, 5 de outubro de 2010

Situações Problemas

Olá turma, segue aqui um exemplo de situação problema já visto em nossas aulas. Aguardo a participação de vocês.

Um grande abraço
Prof. José Carlos


Situação - Problema

O pai do Marco tem um terreno retangular de 6m por 9m e resolveu cercá-lo com uma rede de arame, que necessita de estacas para fixação. Ele quer também colocar um portão. Procurando materiais, ele encontrou:
• rede de arame a R$37,00 o metro, que necessita de postes para fixação, colocados de 1,5m em 1,5m.
• rede de arame a R$51,00 o metro, que necessita de postes para fixação, colocados de 3m em 3m.
• portão com 1m de comprimento, por R$570,00.
• portão com 1,5m de comprimento, por R$750,00.
• estacas, a R$10,00 cada uma.
• arame para amarrar a rede a cada estaca, a R$2,00 o metro. É necessário 1m de arame para amarrar as redes a cada estaca.
• tinta para pintura da casa, a R$40,00 o galão.
O pai do Marco quer saber o que deve comprar para fazer a cerca com o portão e gastar o mínimo possível.
Características da situação-problema:
• requer o estudo de várias hipóteses:
a) cerca mais barata com portão mais barato (porém mais estacas e mais arame);
b) cerca mais barata com portão mais caro (porém mais estacas e mais arame);
c) cerca mais cara e portão mais barato (porém menos estacas e menos arame);
d) cerca mais cara com portão mais caro (porém menos estacas e menos arame);
• requer estudo da colocação das estacas;
• requer decisões – o número de estacas numa lateral nem sempre dá exato. O que
fazer: colocar uma estaca a mais ou uma a menos?
• pode haver respostas distintas, dependendo da opção proposta no item anterior;
• o problema tem dado supérfluo – o preço da tinta.
Vemos então que o que caracteriza uma situação-problema não é simplesmente a exigência de que ela esteja contextualizada no mundo real.



Referência Bibliográfica:

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Matemática: Caderno de Teoria e
Prática 1 - TP1: matemática na alimentação e nos impostos. Brasília: Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

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